ÁBACO DOS NÚMEROS INTEIROS
Série atendida: 7º ANO
Conteúdo:
- Introdução a idéia de números inteiros
- Adição de números inteiros
- Subtração de números inteiros
- Multiplicação de números inteiros
Objetivos:
· Ampliar o conhecimento sobre números inteiros e o jogo de sinal;
· Mostrar o surgimento dos números inteiros;
· Aprender a trabalhar com o ábaco;
· Desenvolver autoconfiança, organização, concentração e o raciocínio lógico dedutivo;
· Promover socialização e aumentar as interações do indivíduo com os colegas.
Materiais:
· Tampinhas de garrafa pet furadas no meio (de preferência de duas cores diferentes);
· Palitos de churrasco;
· Barras de sabão, caixas pequenas para fixar os palitos.
· Durex, cola, esponja, etc.
Metodologia
A atividade inicial consiste em trabalhar a idéia do conjunto dos números negativos. Através de situações-problema que consistem em trabalhar a idéia de ganhar/perder, depositar/retirar, sobir/descer, altitude/profundidade.
Ex: José tem uma conta no Banco Poupar. Ele recebe o seu salário todo mês em sua conta. O salário de José é de R$1000,00. Veja a movimentação do mês de agosto:
· 05/08 – Depósito salário – R$1000,00
· 05/08 – Débito Cemig – R$ 230,00
· 05/08 – Débito Copasa – R$ 138,60
· 06/08 – Retirada com cartão – R$ 335,00
· 07/08 – Débito Supermercado Super – R$ 489,23
Qual será o saldo da conta de José no dia 08/08?
Deixar as crianças explorarem as diversas possibilidades. Trabalhar acerca do tema proposto: O conjunto dos números inteiros:
Trabalhar a história do conjunto Z.
Começamos a atividade questionando: vocês conhecem o ábaco? Já ouviram falar sobre ele? Onde? Pra vocês o que acham que seja o ábaco? A partir das respostas dadas, falaremos um pouco sobre esse objeto respondendo as seguintes indagações: O que é um ábaco? Para que serve? Qual a sua importância na antiguidade? Quais os tipos? Entre outras.
Em seguida construimos o ábaco da seguinte maneira: Solicitamos aos alunos que se organizassem em duplas com o objetivo de montarem o ábaco que seria utilizado na aula. O ábaco foi construído da seguinte maneira:
1. Passo 1: Os alunos fincarm os palitos de churrasco na barra de sabão, ou na caixa com a ajuda da fita crepe ou durex;
2. Passo 2: Colocaram algumas tampinhas (previamente furadas) nos palitos.
O ábaco que foi confeccionado pelos alunos, é composto por duas cores ( vermelho e azul) onde atribuimos para a cor vermelha o valor negativo e a cor azul o valor positivo. Os alunos construiram o ábaco com dois palitos fixados na barra do sabão, onde em um palito estava 10 tampinhas azuis e, no outro, 10 tampinhas vermelhas.
Com o material em mãos eles puderam desenvolver as atividades que foram propostas. Pedimos para que os alunos manipulassem o material e depois de darmos alguns exemplos eles resolveram a seguinte atividade:
(+3) + (+2) = + 5
(+3) + (-2) = +1
(+6) + (-4) = +2
(-4) + (+6) = +2
(-5) + (1) = - 4
(-5) + (-1) = - 6
(+3) x (+3) = 9
(+3) x (-2) = -6
OBS:
1. Na adição, o aluno é levado a perceber que se somam sinais iguais. Como previamente foi trabalhada a idéia de simetria, o aluno percebe que, sinais diferentes levam a subtração, pois os simétricos se anulam. Ex: +36 + (-15)-> O +36 pode ser desmembrado em +15 +21. Como o simétrico do +15 é -15, eles se anulam, sobrando apenas o +21.
2. Na subtração, o aluno é levado a trabalhar com a idéia do oposto: o sinal de menos na frente dos parênteses indica que está sendo pedido o oposto. Ex: -(-15)= oposto de -15=+15, sendo assim, +21-(-15)=+21+15=+36.
3. Na multiplicação utilizamos também a idéia do oposto. Ex: -2.(-3)= -[2.(-3)]=-[-6]=+6.
4. Só depois de todos os conceitos bem trabalhados é que usamos a teoria do jogo de sinais: Sinais iguais dão positivo, sinais diferentes dão negativo.
+ com + = + | - com - = + | - com + = - | + com - = - |
Após terem resolvidos o exercício sugerido utilizando o material, os discentes apresentaram aos demais colegas como chegou ao resultado.
Bibliografia:
MOISES, Roberto e LIMA, Luciano Castro – A primeira Máquina de Calcular. Acessado em: 16/09/2010.http://educacao.uol.com.br/matematica/ult1692u81.jhtm
Números Inteiros - Oficina trabalhada na Escola Estadual Padre José Senabre pela professora Maria Cristina Costa. Prática disponível em: http://blogmcris.blogspot.com/2010/09/abaco-nas-aulas-com-numeros-inteiros.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário