Poliedros
Série atendida: 7º ano
Bloco de conteúdo: Espaço e forma.
Conteúdo: Geometria
Aulas previstas: 6 aulas
Objetivo Geral do Ensino de Geometria:
ü Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada e concisa, o mundo em que vive.
Descritor relacionado:
ü D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
ü Por meio deste descritor podem-se avaliar habilidades relacionadas à capacidade de o aluno diferenciar um sólido com faces, arestas e vértices (poliedro) de corpos redondos (cilindro, cones e esferas), pelas suas características. Essa distinção é feita a partir da visualização dos objetos que os representam, com base no reconhecimento de cada componente (faces, arestas, vértices, ângulos), tanto do poliedro quanto dos corpos redondos, considerando-se também a forma planificada dos respectivos sólidos.
Objetivos específicos
ü Desenvolver a percepção espacial do aluno;
ü Observar diferentes formas tridimensionais presentes na natureza e em diferentes objetos e monumentos;
ü Identificar arte, arquitetura e em objetos de uso diário os sólidos estudados.
ü Fazer os alunos perceberem as diferenças entre poliedros e não poliedros
ü Reconhecer diferenças e semelhanças entre poliedros.
ü Identificar poliedros e suas planificações
ü Identificar os Poliedros de Platão
ü Perceber as relações numéricas que existem entre vértices, arestas e faces dos poliedros de Platão
ü Identificar o número de faces, vértices e arestas de um poliedro e trabalhar a relação de Euler.
Desenvolvimento
1º aula (Visualização)
ü O professor pedirá aos alunos que tragam diferentes embalagens para a sala de aula.
ü Durante a aula o professor fará uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos.
ü A professora pede pra separar os objetos em grupos por semelhança. Pedir para os alunos explicarem suas opções.
ü A professora pede para abrirem as caixinhas nas interseções, e pergunta o que os alunos percebem.
ü Entregar aos alunos uma folha contendo as seguintes figuras, pedir para sentar em grupo e que a reproduzam em papel colorset: 10 triângulos, 10 quadrados, 20 hexágonos e 20 pentágonos. disponível em http://mathematikos.psico.ufrgs.br/im/mat01039052/poliedros_cartões.jpg
ü Entregar gominhas ou cola e pedir que tentem fazer figuras fechadas. Perguntar quantos polígonos utilizou para fechar usando apenas triângulos, quadrados, hexágonos e pentágonos.
2º aula – (Análise)
ü Ir para a sala de computação e deixar os alunos usar o software Poly Pro (disponível em http://www.peda.com/polypro/). Pedir para os alunos visualizarem os poliedros de Platão e os outros tipos de poliedros. Perguntar o que notaram na formação de cada poliedro (Uso de poligonos).
ü Pedir que imprimissem uma planificação de cada um dos cinco poliedros de Platão e montem: colorindo cada polígono que o forma de uma cor diferente.
ü Pedir que escolhessem um poliedro e montem.
ü Entregar palitos de churrasco e cola quente aos alunos. Pedir que tentassem representar os poliedros escolhidos usando os palitos.
3º aula – (Dedução Informal)
ü A professora começa a aula fazendo perguntas do tipo: Quantos polígonos você coloriu em seu poliedro? Quantos palitos foram usados para recriá-lo?
ü Dessas considerações a professora fala sobre o que é face, aresta e vértice (onde se usou a cola quente e colocou-se a massinha ou bolinha)
ü A professora pede para que os alunos contem quantas arestas, faces e vértice têm o seu poliedro.
ü A professora fala acerca do nome de cada poliedro e leva o aluno a perceber que o nome se relaciona com o número de faces.
ü A professora pede então que o aluno complete uma folha com características do seu poliedro.
4ª aula – Dedução
ü Os alunos apresentam os poliedros em sala de aula para os outros alunos, expondo a características de cada um deles. Os outros alunos vão completando uma tabela que contem todos os poliedros escolhidos.
5º aula – Avaliação
ü A avaliação se dará durante todo o processo. Para fins de mensuração proceder avaliação acerca de todo o tema trabalhado envolvendo os descritores.
6ª aula – Culminância: Apresentação dos trabalhos à escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário