quinta-feira, 28 de julho de 2011

Poliedros

Poliedros

Série atendida: 7º ano

Bloco de conteúdo: Espaço e forma.

Conteúdo: Geometria

Aulas previstas: 6 aulas

Objetivo Geral do Ensino de Geometria:
ü  Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada e concisa, o mundo em que vive.

Descritor relacionado:
ü  D2 – Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.
ü  Por meio deste descritor podem-se avaliar habilidades relacionadas à capacidade de o aluno diferenciar um sólido com faces, arestas e vértices  (poliedro) de corpos redondos (cilindro, cones e esferas), pelas suas características. Essa distinção é feita a partir da visualização dos objetos que os representam, com base no reconhecimento de cada componente (faces, arestas, vértices, ângulos), tanto do poliedro quanto dos corpos redondos, considerando-se também a forma planificada dos respectivos sólidos.

Objetivos específicos
ü  Desenvolver a percepção  espacial do aluno;
ü  Observar diferentes formas tridimensionais presentes na natureza e em diferentes objetos e monumentos;
ü  Identificar arte, arquitetura e em objetos de uso diário os sólidos estudados.
ü  Fazer os alunos perceberem as diferenças entre poliedros e não poliedros
ü  Reconhecer diferenças e semelhanças entre poliedros.
ü  Identificar poliedros e suas planificações
ü  Identificar os Poliedros de Platão
ü  Perceber as relações numéricas que existem entre vértices, arestas e faces dos poliedros de Platão
ü  Identificar o número de faces, vértices e arestas de um poliedro e trabalhar a relação de Euler.

Desenvolvimento

1º aula (Visualização)
ü  O professor pedirá aos alunos que tragam diferentes embalagens para a sala de aula.
ü  Durante a aula o professor fará uma sondagem sobre os conhecimentos prévios dos alunos.
ü  A professora pede pra separar os objetos em grupos por semelhança. Pedir para os alunos explicarem suas opções.
ü  A professora pede para abrirem as caixinhas nas interseções, e pergunta o que os alunos percebem.
ü  Entregar aos alunos uma folha contendo as seguintes figuras, pedir para sentar em grupo e que a reproduzam em papel colorset: 10 triângulos, 10 quadrados, 20 hexágonos e 20 pentágonos. disponível em http://mathematikos.psico.ufrgs.br/im/mat01039052/poliedros_cartões.jpg

ü  Entregar gominhas ou cola e pedir que tentem fazer figuras fechadas. Perguntar quantos polígonos utilizou para fechar usando apenas triângulos, quadrados, hexágonos e pentágonos.

2º aula – (Análise)

ü  Passar o vídeo “Mão na forma” ( disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=UaCXN9yWprE).
ü  Ir para a sala de computação e deixar os alunos usar o software Poly Pro (disponível em http://www.peda.com/polypro/). Pedir para os alunos visualizarem os poliedros de Platão e os outros tipos de poliedros. Perguntar o que notaram na formação de cada poliedro (Uso de poligonos).
ü  Pedir que imprimissem uma planificação de cada um dos cinco poliedros de Platão e montem: colorindo cada polígono que o forma de uma cor diferente.
ü  Pedir que escolhessem um poliedro e montem.
ü  Entregar palitos de churrasco e cola quente aos alunos. Pedir que tentassem representar os poliedros escolhidos usando os palitos.

3º aula – (Dedução Informal)

ü  A professora começa a aula fazendo perguntas do tipo: Quantos polígonos você coloriu em seu poliedro? Quantos palitos foram usados para recriá-lo? 
ü  Dessas considerações a professora fala sobre o que é face, aresta e vértice (onde se usou a cola quente e colocou-se a massinha ou bolinha)
ü  A professora pede para que os alunos contem quantas arestas, faces e vértice têm o seu poliedro.
ü  A professora fala acerca do nome de cada poliedro e leva o aluno a perceber que o nome se relaciona com o número de faces.
ü  A professora pede então que o aluno complete uma folha com características do seu poliedro.


4ª aula – Dedução

ü  Os alunos apresentam os poliedros em sala de aula para os outros alunos, expondo a características de cada um deles. Os outros alunos vão completando uma tabela que contem todos os poliedros escolhidos.


5º aula – Avaliação

ü  A avaliação se dará durante todo o processo. Para fins de mensuração proceder avaliação acerca de todo o tema trabalhado envolvendo os descritores.

6ª aula – Culminância: Apresentação dos trabalhos à escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário